Consumidores
virgens que precisam ser educados, a valorização do discurso engajado e
posicionado das marcas e a necessidade de comprar determinados produtos e
serviços não por status, mas para mostrar sintonia com o que há de mais moderno
são algumas das tendências no comportamento de compra no Brasil e na
generalidade dos países da América Latina. As mudanças no comportamento de
compra nestes países fazem com que as empresas tenham que reorganizar as suas
estratégias de relacionamento.
Estas
transformações são reunidas em 10 tendências apontadas pelo relatório da
Trend Watching. A pesquisa olhou para indivíduos e para companhias da Amércia do
Sul e América Central tentando identificar pontos comuns nestes mercados. Na
última década, a classe média da América Latina cresceu 50% e hoje representa
30% da população da região, de acordo com estudo conduzido pelo Banco Mundial,
em 2012. Acompanhando este crescimento econômico, há também um amadurecimento
por parte dos consumidores, exigindo das marcas uma nova postura para tentar
conquistá-los (ver aqui texto completo, via Mundo do Marketing).
Entretanto, sobre a curiosa expressão “consumidores virgens” – ao que parece, inventada pela Trend Watching –, deixo um link com informação sobre esses novos consumidores das economias emergentes, ávidos de consumo, assim como algumas dicas para agentes de marketing e comunicação sobre como lidar com eles (ver aqui, via Universo Varejo).
Entretanto, sobre a curiosa expressão “consumidores virgens” – ao que parece, inventada pela Trend Watching –, deixo um link com informação sobre esses novos consumidores das economias emergentes, ávidos de consumo, assim como algumas dicas para agentes de marketing e comunicação sobre como lidar com eles (ver aqui, via Universo Varejo).
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