sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Os jornais digitais e a greve da Lusa



Sem o serviço de notícias da agência Lusa, cujos jornalistas estão em greve (ver aqui), as edições digitais dos vários jornais portugueses estão diferentes. Não basta consultar um jornal para ficarmos a saber o que trazem todos. É preciso consultar todos os jornais para ficarmos informados sobre tudo o que foi noticiado.
É paradoxal, mas, sem a Lusa, os jornais "online" estão melhores. É certo que, por estes dias, as páginas dos vários jornais “online” têm menos notícias do País e do mundo lusófono, mas todos eles têm assuntos diferentes e devidamente assinados pelos seus jornalistas. Cada jornal ganha, portanto, a sua identidade. Presumo que o mesmo aconteça nas edições impressas, às quais não tenho acesso no Brasil. Vejamos alguns: o "Público", o "Jornal de Notícias", o "Diário de Notícias" e o "i".
Isto não significa que a greve da Lusa seja positiva para os jornais, ou que a Lusa não seja necessária. Pelo contrário. A greve, independentemente da sua justeza, é negativa para os jornais e a Lusa é muito necessária para o bom serviço dos meios de comunicação portugueses, tanto em Portugal como em vários países do mundo. As notícias da agência é que não deveriam ser utilizadas sem a mínima intervenção do jornalista-editor de cada edição digital, ao ponto de as notícias dos jornais “online” serem todas iguais.

Nenhum comentário: