sábado, 21 de julho de 2012

Os atalhos para escolher o candidato certo



Para escolher o candidato certo, o eleitor precisa percorrer alguns atalhos. Foi o que descobriu a jornalista Juliana Bublitz, do “Zero Hora”, de Porto Alegre, após ouvir alguns cientistas políticos brasileiros, a propósito da campanha para as eleições municipais do próximo dia 7 de Outubro, que começou no princípio do mês de Julho.
Escolher um prefeito (que em Portugal corresponde ao presidente da Câmara), não é a mesma coisa que escolher um vereador (que em Portugal corresponde ao deputado municipal). Como diz Valeriano Costa, da Universidade Estadual de Campinas, “o prefeito é um administrador, um gerente”, enquanto “o bom vereador é aquele que cuida da sua praça, que conhece o seu bairro e suas demandas”. Essas diferenças de funções têm, obviamente, implicações na escolha do melhor candidato (ver aqui artigo na íntegra).
Ao contrário do que se passa em Portugal, onde uma campanha eleitoral só tem a duração oficial de 15 dias (embora acabe por durar muito mais tempo nos meios de comunicação de acordo com a proactividade de candidatos e partidos), no Brasil, a campanha dura, oficialmente, três longos meses, seja em eleições municipais, estaduais ou federais.
Nas próximas municipais brasileiras, que se realizam em 7 de Outubro, serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.566 municípios dos 27 estados brasileiros (ver aqui). Apenas nas cidades com mais 200 mil eleitores – cerca de 80 – haverá segundo turno, caso o candidato a prefeito mais votado não consiga mais de 50% dos votos.

Nenhum comentário: