domingo, 6 de maio de 2012

Família de Manolo Vidal censura médico da Cruz Vermelha


A família do antigo atleta e dirigente do Sporting Clube de Portugal Manolo Vidal, de 82 anos, condena o médico do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa que publicou no Facebook uma foto do antigo dirigente leonino doente na cama do hospital e quer que a fotografia seja “retirada imediatamente”. A situação foi revelada pelo blogue COMUNICAÇÃO INTEGRADA (ver aqui).
Na altura escrevi que não acreditava que tivesse havido consentimento de Manolo Vidal ou da família para que um doente com aspecto de moribundo fosse exposto como foi na página pessoal do médico. E mesmo com autorização, um médico não pode expor publicamente os seus doentes.
A verdade é que a fotografia chocou muita gente. Outras pessoas, sem questionarem a situação e movidas apenas pelo espírito solidário com a figura de Manolo Vidal, decidiram partilhar a fotografia. A verdade é que a imagem polémica está hoje em vários perfis nas redes sociais e em vários computadores pessoais. Foram feitas perto de 80 partilhas directas, a partir da página do médico no Facebook, e pelo menos, outras tantas repartilhas. Manolo Vidal foi mostrado com ar de sofrimento a todo o tipo de gente: amigos e conhecidos, mas também a eventuais inimigos e desconhecidos. Ou seja, a sua privacidade foi totalmente violada num momento de fragilidade física e psicológica. Ora, nenhum doente pode ser vítima de um caso destes. Doravante, se houver divulgação em blogues e sites, a imagem de Manolo Vidal que irá aparecer nos motores de pesquisa da Internet poderá ser a fotografia que o mostra doente ao lado de um médico com ar sorridente.
O caso chegou ao conhecimento da família de Manolo Vidal, que reagiu indignada. Victor Ollero, o seu filho mais novo, a residir em Espanha, teve conhecimento da divulgação abusiva da imagem do pai através do blogue COMUNICAÇÃO INTEGRADA, onde, num comentário já publicado, agradece “em nome da família ao Sr. Luís Paulo por ter feito esta denúncia”. E, “aos verdadeiros amigos e sportinguistas”, anuncia que já foram tomadas “as medidas para que este pseudomédico, se assim se lhe pode chamar, não volte a repetir com outros doentes o que fez com meu pai”. Por isso, solicita que a fotografia em causa seja “retirada imediatamente”, esperando que Manolo Vidal “ganhe este grande desafio e se recupere o mais depressa possível”.
Num e-mail que me enviou, Victor Ollero escreveu o seguinte:
“Meu caro amigo, sou um dos filhos de Manolo Vidal, o mais novo. Acabo de fazer um comentário no seu blogue, que espero que permita que seja visto. E aproveito para lhe agradecer, em meu nome e em nome da minha família, ter feito essa denúncia sobre esse ‘doctor’. Estaremos-lhe sempre agradecidos. E também dizer-lhe que eu vivo em Espanha, mas gostaria de ter o seu número de telefone para, na próxima vez que eu vá a Lisboa, eu poder entrar em contacto com o senhor Luís Paulo Rodrigues e agradecer-lhe pessoalmente. (…) Um grande abraço!”
Agradeço as palavras e o reconhecimento dos familiares de Manolo Vidal pela acção do blogue COMUNICAÇÃO INTEGRADA perante este caso. E espero que Manolo Vidal recupere do problema de saúde que o afecta.
Como editor de um blogue sobre comunicação, sinto que cumpri o meu dever. Fiz a análise de um caso que considerei pertinente trazer a público, por não ter dúvidas de que estava em causa um médico vaidoso que em vez de tratar da saúde do seu doente apenas cuidou do seu ego, violando a privacidade de Manolo Vidal e o seu direito à imagem. Espero que este caso sirva de exemplo para outros médicos e para outras famílias.
Este caso diz-nos também que as redes sociais não são brincadeira de miúdos. Uma fotografia no Facebook ou em outra rede social qualquer espalha-se muito rapidamente. O impacto é igual ou maior ao da publicação num jornal. Uma página no Facebook é um espaço público mediático como um jornal ou uma revista.

Nenhum comentário: