sexta-feira, 23 de março de 2012

A criação literária, o jornalismo e a vida


"Se eu fosse mais seguro não estava à espera de ter 40 e tal anos para editar um romance. Provavelmente, já teria editado antes, mas seria seguramente pior porque acho que a vida tem de passar por nós para depois sair."

“Criar é um espaço de liberdade. No jornalismo não posso criar. Numa reportagem tenho de lidar com o que acontece e com o que me dizem.”

"A vida está sempre a acontecer. Estamos metidos lá dentro, não temos noção de quem está a puxar a corda por nós. Às vezes levamos um puxão sem saber bem de onde, nem por que é que aconteceu.”

“Não nos preocupamos minimamente com os outros. Agimos inconscientemente, virados para dentro, não pensamos que ao estacionarmos o carro no lugar errado podemos estar a prejudicar outra pessoa. Ou seja, o tipo que estacionava ali chega atrasado para uma reunião e, como não tem o lugar vago, demora mais tempo a estacionar e leva uma 'bronca' do chefe. Seduz-me pensar nisso, como posso, ou não, influenciar a vida dos outros.”

Luís Francisco, jornalista e autor de "A Vida Passou por Aqui" (o seu primeiro romance), no suplemento “Ípsilon”, "Público", 23-03-2012

Nenhum comentário: