sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Duda Guennes (1937-2011)


O jornalista Duda Guennes, que assinava nas páginas do diário desportivo “A Bola”, desde 1980, a coluna “Meu Brasil Brasileiro”, morreu nesta sexta-feira, em Lisboa, vítima de doença prolongada. Tinha 74 anos. Eduardo Guennes Tavares de Lima nasceu no dia 21 de Julho de 1937, no Recife, estado de Pernambuco, no Brasil. Lembrado como “um fantástico contador de histórias pelos amigos, de quem era fiel”, segundo relata “A Bola” na sua edição digital, Guennes chegou a Portugal em Setembro de 1974.
No Brasil, trabalhou na rede “Globo”, fez parte do “Pasquim” e foi correspondente em Lisboa. A última das suas crónicas em “A Bola”, que um dia compilou em livro, foi publicada no passado dia 26. “Caderno de encargos”, assim a intitulou. Debruçava-se sobre as promessas feitas pelo Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016.
Duda colaborava também no “Jornal do Commercio”, de Pernambuco. Ao longo da sua vida escreveu para diversas publicações, foi crítico de teatro e até chegou a comentar o Carnaval do Rio de Janeiro. Traduziu revistas de Walt Disney e transcrevia do português brasileiro para o português de Portugal. Actualmente, dedicava-se a escrever um livro sobre a morte. FOTO: "A Bola"

Nenhum comentário: