segunda-feira, 4 de julho de 2011

O admirável mundo da comunicação em rede


Tenho pudor quando se trata de falar de mim, daquilo que sou, daquilo que faço ou daquilo que me acontece. Há precisamente um ano, por exemplo, poderia ter falado de mim e o fluxo de mensagens a receber no meu Facebook poderia ter sido o maior de sempre. Mas lá está: sou reservado e cultivo essa reserva. Não sou muito dado a espectáculos em que eu seja a estrela principal.
Aprendi a deixar o palco para os outros em 15 anos consecutivos de jornalismo na imprensa, em títulos de que fui fundador, como “Cidade Hoje” e “Opinião Pública”, na minha terra, em Vila Nova de Famalicão, ou em outros que fizeram a história da imprensa em Portugal, como “O Comércio do Porto”, “O Primeiro de Janeiro”, “A Gazeta dos Desportos” ou o “Público”, onde estive mais tempo.
Na última década, como adjunto do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão para a Comunicação, aprimorei essa qualidade de “ajudante de campo” de quem tem de aparecer e representar o melhor possível a instituição que lidera. Porque, como aprendi com o tempo, a melhor assessoria de comunicação é aquela que se faz sem que se saiba que está a ser feita. E assim se somaram três vitórias eleitorais autárquicas consecutivas, sempre a subir na percentagem dos votos, até aos 59%, num município com 135 mil habitantes. 
Chegou a hora de falar um pouco deste blogue, intitulado Comunicação Integrada, que comecei a escrever em 11 de Abril de 2011, para deixar uma palavra de gratidão a grandes referências da comunicação e das relações públicas em Portugal, que me receberam com muita simpatia na blogosfera especializada em comunicação, citando o meu trabalho em favor das ciências que dominam a nossa vida, num fluxo cada vez maior.
Viver é comunicar. Viver numa sociedade mediática e de consumo é viver permanentemente sob a sugestão de milhares de mensagens, vindas de todos os lados. As ciências da comunicação são, por isso, um território fascinante, que nos proporciona novas descobertas a cada momento que passa, no admirável mundo da comunicação em rede.
Dizia eu que este apontamento se destinava a deixar uma palavra de gratidão. Na verdade são várias palavras, porque o agradecimento vai para várias pessoas. Para Luís Paixão Martins, líder da LPM Comunicação, que, nos seus Lugares Comunsdestacou aqui um trabalho sobre o Ípsilon, suplemento cultural do jornal "Público"; para o Rui Calafate, timoneiro da Special One Comunicação e do blogue It's PR Stupid, e meu companheiro de selva no Leão da Estrela, por isto, por isto, por isto, também por isto, ainda por isto e, finalmente, por isto; e para Rodrigo Saraiva, director da Parceiros de Comunicação, que, no PiaR, especializado em comunicação e relações públicas, também destacou este blogue, colocando-o no grupo daqueles que se dedicam ao "métier" da comunicação. Haverá outras referências simpáticas à minha Comunicação Integrada, que agora me escapam. A todos, muito obrigado!...

Nenhum comentário: