sexta-feira, 8 de julho de 2011

Diogo Vasconcelos (1968-2011)

“Um homem genial, um pioneiro, um visionário, com uma capacidade criativa notável. Estava na linha avançada da sociedade do conhecimento e das tecnologias de informação.” Foi assim que o Presidente da República, Cavaco Silva, classificou Diogo Vasconcelos, de 43 anos, que morreu, em Londres, no dia 7, vítima de uma septicemia seguida de complicações cardíacas. Diogo Vasconcelos foi um dos incentivadores do Plano Tecnológico em Portugal e um forte impulsionador da proximidade da sociedade às novas tecnologias.
No início desta semana, numa conferência em Bilbau, sentiu-se indisposto. No regresso a Londres, onde residia actualmente, acabou por ficar hospitalizado devido a uma septicemia, cuja origem não foi detectada, segundo avançaram amigos próximos ao jornal “Público”. Na sequência desta infecção grave sofreu uma paragem cardíaca.
Diogo Vasconcelos nasceu em 1968, no Porto, e licenciou-se em Direito pela Universidade Católica. Desde 2007 era director sénior da Cisco Internacional. Foi co-fundador da “Ciber.net”, primeira revista portuguesa sobre Internet, e fundador e director da “Ideias & Negócios”, primeira revista dedicada aos empreendedores e inovação.
Diogo Vasconcelos foi mentor e presidente do projecto “Dialogue Café”, que permite através de vídeo-conferência que pessoas em todo o mundo troquem impressões ou experiências pessoais. Foi vice-presidente do PSD, no tempo de Durão Barroso, consultor da Presidência da República para os assuntos da Sociedade do Conhecimento e fundador e presidente da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento no Governo de Durão Barroso (2202-2004), actual presidente da Comissão Europeia. Foi presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações e um dos signatários da iniciativa “Compromisso Portugal”, responsável pela elaboração do plano de acção para a Sociedade de Informação e do plano de acção do Governo Electrónico, tendo também lançado as iniciativas Campos Virtuais, Biblioteca do Conhecimento, Banda Larga nas Escolas e Portal do Cidadão.
Diogo Vasconcelos foi distinguido por Jorge Sampaio – Presidente da República entre 1996 e 2006 – com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, pelo trabalho desenvolvido em prol da Sociedade do Conhecimento e da promoção do empreendedorismo. Carlos Brazão, director-geral da Cisco Portugal, frisa que esta é uma perda grande para a empresa e para o País: "É uma perda enorme, é uma pessoa única, com grande experiência de vida como empreendedor, com uma criatividade e inteligência excepcionais. É uma perda para a família, para os amigos, para a Cisco e para o País."

Um comentário:

nosoutros disse...

À família os meus sentimentos.