domingo, 5 de junho de 2011

Passos Coelho vence. Sondagens falham


As eleições legislativas resultaram numa grande vitória do PSD e de Pedro Passos Coelho, que pode chegar sozinho à maioria absoluta. No PSD, só Cavaco Silva tinha obtido vitórias eleitorais mais expressivas. Três décadas depois, o centro-direita cumpre o sonho de Francisco Sá Carneiro: um Governo, uma maioria e um Presidente.
Estas eleições significaram também uma grande derrota das empresas de sondagens, que apontavam para uma eleição disputada taco a taco por PSD e PS.
José Sócrates parece morto politicamente: deixou o País falido e fez o PS recuar 20 anos, quando Jorge Sampaio, então derrotado por Cavaco Silva, também deixou o partido abaixo dos 30 por cento.
Tal como o PS, também do CDS de Paulo Portas terá menos votos nas urnas do que nas sondagens feitas ao longo da campanha, ficando o seu peso eleitoral longe de "incomodar" Pedro Passos Coelho numa provável coligação governamental.
O PCP vai resistindo. E o Bloco de Esquerda está esgotado como projecto político de protesto.
Esta a minha leitura rápida sobre esta mudança política em Portugal. Mas o novo primeiro-ministro não tem tempo para festas. O que é preciso é cumprir rapidamente o programa de austeridade imposto pelo FMI.

Nenhum comentário: